sábado, 11 de julho de 2015

OS 10 MANDAMENTOS DO GOLEIRO

Na verdade, um goleiro para ser competente terá que desenvolver muitos recursos, centenas, pois cada lance é diferente do outro. Nunca uma defesa será igual à outra. É uma novidade a cada chute, a cada cruzamento, a cada adversário. Por isso, um goleiro tem que aprender todo dia e, mesmo assim, não aprenderá o suficiente.

I) Primeiro mandamento: Gostar muito de jogar na posição de goleiro. Todo goleiro tem que ser um apaixonado pela posição, caso contrário ele logo desiste, pois ser goleiro não é nada fácil.
II) Segundo mandamento: Aprender sempre, observando os grandes goleiros, os médios, e até com os amadores é possível aprender algo novo. Muitos jovens pensam que só se aprende com os goleiros famosos. Mas às vezes podemos aprender alguma coisa com um amador. Porém, é preciso ter humildade ou seremos medíocres.
III) Terceiro mandamento: Jogo e treino. No jogo vale tudo, defender de canela, de nariz e tudo mais. Já nos treinamentos tem que ser tudo correto, respeitando sempre os fundamentos. É nos treinos que se corrige as falhas para então jogar de forma correta.
IV) Quarto mandamento: Pra um goleiro não existe bola indefensável e, sendo assim, a busca pela perfeição será eterna. Um goleiro nunca deve estar satisfeito e precisa pensar sempre que é possível fazer o impossível.
Goleiro Guido em treinamento na Granja Comary (2010)
V) Quinto mandamento: O treinamento mais chato é o que mais engrandece o goleiro. Aquele treinamento chato que nenhum goleiro gosta é o que faz a diferença entre ter ou não ter os recursos necessários na hora da defesa. Fazer a ponte é fácil, trocar de mão é fácil, mas pegar a bola que bate no chão meio metro antes, saltar na bola rasteira, buscar a visão e colocação necessária com uma barreira a sua frente, cortar um cruzamento às vezes não é fácil, por isso o goleiro tem que ser treinado exaustivamente e corretamente.
VI) Sexto mandamento: Transforme os seus pontos fracos em pontos fortes e será completo. É necessário treinar mais os pontos deficientes do goleiro. Exemplo: se o goleiro for fraco do lado esquerdo, então a prioridade é treinar mais esse fundamento. Se ele for lento no tempo de reação, a prioridade deve ser essa. Treine mais o específico e menos os fundamentos básicos.
VII) Sétimo mandamento: Goleiro não vive de passado e terá que provar a cada treino e a cada jogo que é o melhor. Ao contrário de um atacante, o goleiro terá que provar sempre.
VIII) Oitavo mandamento: A bola mais fácil pode se tornar a bola mais difícil. Por isso, nunca pense que uma bola é fácil, tome sempre os cuidados necessários. O “frango” é resultado do descaso com a bola fácil.
IX) Nono mandamento: Acredite, você pode ser o melhor, mas com dedicação e humildade, pois apenas os humildes aprendem; os arrogantes são sempre limitados.
X) Décimo mandamento: Um goleiro evolui até quando pensa que sabe tudo, aí ele se torna medíocre e decadente. Então, pense que sabe muito, mas não tudo.

O amor pela posição leva um goleiro a buscar a perfeição em todo momento, mesmo ele sabendo que perfeição é impossível, mas pensando assim, e só pensando assim, ele terá a chance de ser um excelente goleiro.

Há muitos goleiros fracos jogando em equipes grandes e bons goleiros jogando em equipes pequenas. Além de estar bem, o goleiro às vezes depende de ajuda para conseguir seus objetivos.


Clique aqui para ler o texto original na fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário