quarta-feira, 8 de julho de 2015

COMO SER UM BOM GOLEIRO

Goleiro Júlio César
Dizem que você precisa ser louco para querer ser um goleiro, mas isso não é tudo. Você tem que ter uma mente firme, ser forte no ar e não ter medo de se machucar. Goleiros precisam ter um bom posicionamento, ser rápidos e ainda ter boa habilidade manual para lidar com a bola. Eles também devem avançar 5 passos a frente de sua rede e enfrentar os desafios à sua frente.

1
Aprenda a ler um jogador. Muito sobre ser um goleiro envolve entender a mente de alguém que está a sua frente jogando. Ser capaz de dizer qual o próximo movimento dele lhe poupará tempo e energia para bloquear chutes e ataques.

2
Obtenha o equipamento apropriado para jogar como goleiro. A única coisa que você realmente precisará será um bom par de luvas (elas não apenas lhe oferecem uma espécie de almofada, evitando que você se machuque quando estiver parando uma bola que foi chutada com muita força, mas também lhe ajudam a segurar a bola) e um bom par de chuteiras (receber uma boa aderência ao solo para facilitar seus saltos não será tão fácil com um par de tênis comuns). Alguns equipamentos opcionais incluem uma camisa de goleiro, almofadadas ou não, e shorts almofadados na região do quadril.

3
Acelere o seu tempo de reação. Um goleiro precisa ser capaz de reagir a um chute em uma fração de segundo. Uma boa maneira de o fazer é conseguir uma bola de futebol, posicionar-se a cerca de 5 ou 7 passos de distância de uma parede, chutar a bola com a ponta de seu dedão e tentar impedir que a mesma passe por você. Você também pode melhorar seus reflexos jogando jogos de reflexos (utilize mãos, pés, peito, coxas, barriga, cabeça, etc.).

4
Ataque jogadores que estejam se aproximando de sua área. Quando um jogador estiver atacando em direção à sua área para realizar um chute, ataque em sua direção para cortar o seu ângulo e tornar-se a si mesmo maior. Se você chegar perto o suficiente, deslize com o seu corpo estendido e envolva-se em torno da bola. Não será problema atingir um jogador desta forma, contanto que você pegue a bola.

5
Conheça os dois passos básicos para quando estiver se movendo: o lateral e o cruzado. Para o lateral, faça uma corrida lateral cruzando as pernas. Para o cruzado, dobre os joelhos e corra mantendo seus olhos treinados na bola.

6
Para agarrar a bola, ponha seus polegares juntos e permita que a bola encaixe como se estivesse entrando em um bolso quando ela vier acima de seu peito. Seus polegares e suas mãos deverão formar algo similar a um W. Se for abaixo de seu peito, seus dedos mínimos deverão formar um M. Existem também muitas ocasiões nas quais você deverá não apenas encaixar a bola em suas mãos, mas realmente agarrá-la em seu peito com seus braços em volta da mesma - esta é a opção mais segura caso a bola venha em direção ao seu peito.

Goleiro Fernando Prass
I) Existem momentos em que é impraticável segurar a bola. Nesta ocasiões você deverá então espalmá-la com a palma de sua mão ou pontas dos dedos, ou mesmo socá-la se for o caso. Quando optar por socá-la, não ponha seus polegares em seu punho. Isto poderia quebrar seu polegar. Opte por socar a bola apenas quando a mesma vier alta o suficiente para que quando você a soque ela apenas passe sobre a rede.

II) Para saltar para uma bola que vem alta, levante um de seus joelhos e empurre seu corpo com a outra perna. Agarre a bola com as mãos com os polegares formando um W, como explicado anteriormente. Traga a bola ao chão. Para saltar em uma bola que seja baixa, arremesse ambas as mãos na frente da bola e permita que seu corpo acompanhe seu movimento.

III) Tente sempre manter o seu corpo atrás da bola. Se alguém simplesmente chuta à sua esquerda, não apenas estique os braços para a bola; dê um passo de forma que seu corpo inteiro fique na direção da bola. Desta forma, caso a bola deslize entre suas mãos, ela saltará diretamente para o seu peito.

Faça musculação. Um goleiro precisará de braços fortes, corpo forte e pernas fortes. Tente fazer com que o seu salto vertical seja o mais alto possível de forma que parte alguma do gol fique fora de seu alcance quando você ainda estiver no centro do mesmo.

  • Você precisará ser capaz de jogar a bola a grandes distâncias após uma defesa, além de possuir um chute forte para iniciar a jogada caso seu time ganhe um tiro livre que deva ser cobrado de sua área. Braços fortes são importantes porque, às vezes, jogar a bola com as mãos após uma defesa poderá ser mais conveniente.

8
Entenda como os princípios da geometria melhoram sua técnica.

I) Tente sempre fechar o ângulo - isto é, certifique-se de que o jogador que irá chutar não tenha muitas opções sobre para onde chutar. Por exemplo, se ele estiver vindo pela sua direita, não fique no meio do gol. Ao invés disto, enfrente a bola com o seu corpo e fique próximo da trave ao lado direito.

II) Se a bola for chutada e vier rente ao gramado ou chão diretamente em sua direção, não se abaixe apenas com suas mãos para pegá-la. Baixe todo o seu corpo ao solo e, quando você agarrá-la, mergulhe para a frente. Trata-se de diminuir e inverter o ritmo da bola. Uma vez que você dominar isto, será mais fácil pegar bolas baixas e rápidas em sua direção.

III) Quando tiver de defender um pênalti, lembre-se de bloquear o ângulo. Procure por pequenas pistas, como por exemplo os olhos do batedor, mas olhar para os olhos apenas funcionará em alguns casos, portanto observe onde o pé que irá chutar vai ou observe o quadril do batedor, visto que é muito difícil para o batedor chutar a bola em uma direção diferente da que o quadril aponta.

Comunique-se. Outra coisa que você deve manter em mente é que os seus colegas de time não serão capazes de ver o campo por completo, portanto é vital que você os diga quais oponentes devem ser marcados. Também não grite com eles quando eles cometerem erros. Ao invés disto, incentive-os, mesmo que o erro deles lhes custe um gol.


10
Saiba quando utilizar suas mãos e pernas.


I) Use suas mãos, mesmo que você não precise. Será melhor bloquear um chute com suas mãos e agarrar a bola, do que chutá-la para longe quando ela vier em sua direção, dando assim aos atacantes uma nova chance de marcar um gol.

II) Use suas pernas quando você realmente precisar usá-las, não sempre. Existem momentos em que você não pode utilizar suas mãos e sua única escolha será usar suas pernas. Isto é uma situação emergencial na qual você, enquanto goleiro, saberá qual o momento exato a se fazer isto.


11
Esteja disposto a ir em direção a todas as bolas que venham para você. Mesmo parecendo que você não tem chances de pegá-la, pule na direção dela de qualquer forma. Você pode acabar tendo sorte e salvando esta bola e, no fim das contas, você não parecerá ridículo por não tentar.


DICAS

A) Se você ainda não se sente pronto para jogar em campos ao ar livre, o futebol de salão pode ser um ótimo ponto de partida por possuir traves menores, bem como uma área exclusiva para o goleiro, de forma que você não precisará se preocupar com ninguém invadindo a mesma. No entanto, você poderá não aprender a defender um cruzamento ou escanteio, bem como não terá muitas chances de defender um chute livre ou cobrança de falta.

B) Há um ditado que diz que "Você não precisa bloquear todos os chutes". Intimidação é a chave. Se você puder assustar o adversário de forma que ele erre o chute, seu trabalho estará feito. A responsabilidade dos goleiros é grande e eles dificilmente possuem razão. Pode ser legal fazer uma grande defesa, caso a defesa cometa erros, ou se você puder organizar bem a sua defesa, você ainda assim conseguirá manter uma ficha limpa.

C) A forma como você se comunica com a defesa, ou os zagueiros, é a verdadeira chave. Não grite com a sua defesa o tempo todo. Seja específico, conciso mas ao mesmo tempo preciso e decisivo. Tenha em mente o jogo por completo, no qual os jogadores fazem o seu papel. Mas não se porte como se você fosse o grande chefe, apenas dando ordens a todos; você já possui um técnico.

D) No futebol de campo, nunca grite "goleiro", a menos que você esteja 100% certo de que você poderá pegar a bola; confie em sua defesa, mas ao mesmo tempo, não deixe sua confiança 100% neles. 

E) Nunca mantenha seu foco em apenas um ou dois atacantes, não acomode-se. Você nunca imaginará que... você pode ter bloqueado com sucesso os principais atacantes, mas terá esquecido completamente os zagueiros do outro time que não marcaram gol algum nos últimos 5 anos; porém, ainda assim, eles poderão marcar um em você nos segundos finais do jogo.

F) Não esqueça de treinar habilidades básicas de drible e passe de bola. Afinal, você não poderá utilizar suas mãos quando uma bola for recuada para você. Gols contra acontecem desta forma. Quando você decidir avançar com a bola e, ocasionalmente, realizar um drible, não avance muito. Você terá apenas 6 segundos para livrar-se da bola. Peça ajuda. Se você não o puder fazer, chute a bola para a lateral. É melhor entregar uma cobrança de lateral do que um gol. 

G) Existe sempre um ângulo entre a bola e as traves. Você deve estar neste ângulo e à frente da linha do gol. 

H) As regras dizem que você precisa de caneleiras e uma camisa de cores diferentes das dos jogadores adversários, bem como dos árbitros. 

I) Antes de jogar, borrife suavemente suas luvas com água. Você não irá querer as mesmas muito molhadas, pois poderia prejudicar sua aderência. Uma pequena quantidade de água, no entanto, tornará o látex mais pegajoso em vez de escorregadio (Note que isto apenas se aplica à alguns tipos de luvas). 

J) Você deve ser confiante. Se a bola estiver vindo em sua direção, não se assuste e corra para longe da mesma. Existem coisas muito mais assustadoras neste mundo do que bolas de futebol. Seja confiante e bloqueie o chute. 

K) Para defender chutes de forma mais eficiente, olhe para a pessoa que está chutando. Olhe para seus olhos, pernas e quadril. Julgando por sua posição e seus movimentos à frente do tempo, você poderá descobrir para onde ele estará tentando direcionar seu chute. 

L) Ainda mais importante, caso você tome uma decisão, permaneça com ela. Se você decidir correr para roubar a bola de alguém e, na metade do caminho, decidir que não foi uma boa ideia, não volte. Você já deixou sua posição, siga e finalize sua missão.

M) Um bom exercício é fazer uma troca de chutes com um amigo. Utilize apenas alguns cones para delimitar um gol (não precisam obrigatoriamente ser cones) e diga ao seu amigo para chutar em qualquer área entre aqueles cones.

N) Para ajudar a desenvolver sua postura em um salto ou mergulho, pratique seu salto em uma cama ou colchão macio. 

O) Se você decidir espalmar um chute de longa distância, após espalmar, volte a ficar de pé o mais rápido possível. Você nunca saberá quando precisará fazer uma segunda defesa. 

P) Se o atacante adversário vem em sua direção, não fique apenas parado em sua área do gol; saia de sua pequena área e corra para pegar a bola. 

Q) Lembre-se sempre, ninguém começa perfeito. Você não será um excelente goleiro no primeiro dia; é preciso ter muita paciência e confiança. 

R) Se você continuar cometendo erros, não deixe que sua confiança caia, pois isto será sua fraqueza. Apenas continue tentando e não desista. 

S) Mantenha-se na ponta dos pés, certificando-se de que não será pego de surpresa com os pés inteiros "presos" ao chão, pois isto lhe ocasionaria em um maior atraso nas reações em comparação com alguém que está em posição para reagir em uma fração de segundo, visto que essa mudança de postura faz toda a diferença.


AVISOS

I) Até mesmo os goleiros mais bem sucedidos cometem grandes erros. Aprenda com os erros, mas não deixe ninguém lhe culpar por eles. Afinal de contas, goleiros no futebol podem ser mais respeitados em países como a Holanda e os Estados Unidos, mas em outros países (como Brasil, Inglaterra, Itália), eles são considerados menos culpados por seus erros.

Goleiro Higuita e a "defesa do escorpião"
II) Nunca erga os braços na tentativa de contestar um impedimento não marcado. O seu principal objetivo é parar os chutes. Se o impedimento for marcado, então está tudo bem. Será melhor se você fizer uma defesa, e melhor ainda se for uma defesa com estilo após a marcação do impedimento (a defesa em posição de escorpião que Higuita fez contra a Inglaterra após a marcação de um impedimento é um exemplo disto, apesar de ele não ter sido um goleiro bem sucedido a longo prazo). Além disso, existe uma chance do atacante pensar que está em posição de impedimento antes do passe final. Se você se mantiver preparado, suas chances serão ainda maiores de fazer a defesa por ele não se esforçar tanto, mesmo que o impedimento não seja marcado. Às vezes, você poderá até mesmo salvar um chute que resultaria em um gol, portanto tenha cuidado ao se posicionar para chutes com muita antecedência devido a possíveis desvios.

III) Aprenda a proteger sua cabeça. A maioria das lesões em goleiros ocorrem em colisões com outros jogadores ou em tentativas de defender bolas altas.

IV) Lembre-se, goleiros quebram ossos. É uma das posições mais perigosas no futebol, portanto tenha cuidado.


MATERIAIS NECESSÁRIOS


1) Luvas de goleiro (não exigidas pelas regras, mas é quase uma necessidade em futebol de campo);

2) Caneleiras;

3) Uma camisa diferente das dos demais jogadores;

4) Goleiros do sexo masculino deveriam utilizar um protetor genital;

5) Chuteiras com travas específicas.



CLIQUE AQUI para ler o texto no original (in site wikiHow)


Nenhum comentário:

Postar um comentário