quarta-feira, 1 de julho de 2015

BATE BOLA COM VLADISTONE MENEZES CUNHA


Abrindo a nossa linha de entrevistas (BATE BOLA), tivemos a honra de entrevistar um dos mais dedicados e conceituados profissionais de Itabuna e Região. Estamos falando de VLADISTONE MENEZES CUNHA, um profissional do esporte apaixonado pelo que faz.

Competência, seriedade, profissionalismo e dedicação são alguns dos atributos de Vladistone Menezes Cunha. Leia abaixo a entrevista que ele concedeu gentilmente ao BLOG DO GOLEIRO MARCUS HAFNER (BGMH) e conheça um pouco mais desse colecionador de vitórias.

BGMH: Onde você nasceu e em que data?

VLADISTONE: Eu nasci em Itabuna, Bahia, Brasil, no dia 07 de julho de 1964.


BGMH: Quando você começou a se interessar por futebol?

VLADISTONE: Na escola, quando tinha 14 anos.

BGMH: Há quanto tempo você trabalha com futebol?

VLADISTONE: Desde o ano de 1978 (37 anos).


BGMH: Com qual equipe você trabalha atualmente? 

VLADISTONE: Com a AABB/Itabuna – Campo Escolinha do CISO – FUTSAL.


BGMH: Qual é a sua função?

VLADISTONE: Supervisor.


BGMH: Como você define a Academia de Futebol da AABB Itabuna? 

VLADISTONE: Por não ter um campo oficial para treinamento técnico-tático, as categorias maiores sofrem quando participa de competições. Isso na parte que envolve espaço para realizar lançamentos de 10 a 30 metros. Mas na parte em resolver uma jogada em pequeno espaço, ganhamos sempre, pois nossos campos de futebol tem dimensões de futebol society. Ganhamos também nas mínimas lesões dos atletas originadas por campos esburacados ou desnivelados. Quase nenhuma lesão foi constatada desde 2012, quando começamos o trabalho no clube da AABB.

VLADISTONE MENEZES CUNHA
BGMH: O Futebol de Base de Itabuna tem futuro? 

VLADISTONESempre Itabuna desponta com atletas que se dão bem após a participação na base, como Alan Bahia, Sammir, Leilton, Ronaille e muitos outros oriundos das escolinhas de futebol de Itabuna. Os dirigentes devem a cada dia aperfeiçoarem seus trabalhos. Apenas duas equipes possuem professores graduados e registrados no Conselho Regional de Educação Física – CREF, que é a AABB que possui os dirigentes (Eu e Rodrigo Xavier), o Técnico das categorias Infantil e Juvenil, Jonh Suque, que estão aptos a exercer a função, além do técnico das categorias Mirim e Pré-Mirim, Maico Franco, que é aluno de Educação Física e está no último semestre. A equipe Independente também possui o seu Dirigente-Técnico apto que é Rhodrigo Martins e seus auxiliares, Thiago Pereira e Kaio Cézar, alunos do Curso de Educação Física. As demais escolinhas possuem pessoas também gabaritadas, com vontade que se dão em pró do futebol de Base como Arthur Neto do América, Cosme dos Santos da Escolinha Renascer e muitos outros.

BGMH: Qual a sua opinião sobre a atual situação do futebol itabunense? 

VLADISTONE: A parte amadora está excelente com a realização do Interbairros, Campeonato Amador da Liga, Participação no Campeonato Intermunicipal da Federação Bahiana, além de diversos campeonatos e torneios que acontecem ao longo dos anos. Já no futebol profissional deixa a desejar. A cidade possui duas equipes, Itabuna e Grapiúna, mas que se movimentam apenas dois meses antes do Campeonato Bahiano, ocasionando assim fraca atuação, por não ter uma preparação melhor.


BGMH: Existe incentivo e investimento do Governo Municipal de Itabuna para o futebol itabunense? 

VLADISTONE: Interbairros, Campeonato Amador da Liga e a participação da Seleção de Itabuna no Intermunicipal, além da participação neste ano das equipes do Grapiúna e Itabuna tem o apoio do Governo Municipal. Também o Campeonato de Base da Liga Itabunense de Futebol é bancado em parte pela Prefeitura.


BGMH: Qual o seu sonho em relação ao Futebol de Itabuna? 

VLADISTONEParticipar bem de todas as competições, fortalecer as duas equipes profissionais da cidade para que absorva os atletas preparados pelas escolinhas em suas divisões de base. Em cada bairro ter um campo de grama sintética para a prática do futebol, sem depender de sol ou de chuva, capacitação de todos os professores para o desenvolvimento do futebol sadio e bem orientado.


BGMH: Como você considera a atual situação do Futebol brasileiro? 

VLADISTONECom a mudança dos estilo de jogo (mais “pegado”, raça, pouca técnica), não temos chances; só se atender a estes requisitos e se igualar às demais seleções latinas.


BGMH: Na sua opinião, qual o melhor goleiro da atualidade no Brasil? 

VLADISTONEPaulo Victor Mileo Vidotti (FLAMENGO-RJ)


BGMH: E qual o melhor goleiro de todos os tempos pra você? 

VLADISTONE: Pra mim o melhor goleiro de todos os tempos é  o Goleiro uruguaio da Copa do Mundo de 1970 – LADISLAO MAZURKIEVSKI.


BGMH: Qual é a maior característica de um goleiro? 

VLADISTONEConcentração! O Goleiro, após os treinamentos, deve se concentrar. Quando for participar de um jogo, deve se concentrar antes, durante e depois, pois ele é a última defesa de uma equipe.


BGMH: Para que time você torce? 

VLADISTONEAABB/Itabuna, Colégio CISO Futsal, Flamengo (RJ), Itabuna Esporte Clube e Grapiúna Atlético Clube.


BGMH: Você torce para algum time do Exterior? Qual?

VLADISTONEGosto do Barcelona, pelo estilo coletivo de jogar, sem depender de um único jogador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário